sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Perigos encontrados no cigarro

                                         1- NICOTINA
 
O cigarro é uma grande engenharia de veiculação, disponibilização e entrega do alcalóide nicotina.Essa é a responsável pela sensação de prazer acilitando a instalação da dependência. Quanto mais rápida uma substância psicoativa chega ao cérebro , maior é o seu potencial de criar a dependência. A nicotina consegue em apenas 10 segundos fazer todo o percurso de ser inalada, absorvida pelo púlmão, passar para a corrente sanguínea  e desencadear um impacto cerebral, liberando a dopamina, uma substância que propicia uma imensa sensação de prazer. Essa rapidez de impacto cerebral só é comparada com a cocaina.
A indústria tabaqueira ao observar que grande quantidade de nicotina dos cigarros não era liberada durante a queima do cigarro, desenvolveu a “tecnologia da amônia”, um produto químico geralmente utilizado na limpeza doméstica. Essa substância é corrosiva para o nariz e olhos. Quando adicionada ao tabaco, ajuda tanto na vaporização mais rápida da nicotina durante a queima do cigarro, quanto no seu depósito pulmonar. Todo esse mecanismo tem como objetivo acelerar a chegada da nicotina ao cérebro, ocasionado uma sensação quase que imediata de prazer. Sendo depositada no pulmão, agrava o enfisema e a bronquite crônica do fumante.
Gás tóxico encontrado no escapamento de carros. Utilizado na fabricação de borrachas, óleos, resinas, tintas, colas, detergentes e explosivos.

Ao ser inalado, deposita-se na gordura do corpo e lá permanece durante anos. 

Ocasiona a depressão do sistema nervoso central. A longo prazo, mesmo em baixos níveis de exposição, leva a dores de cabeça perda do apetite, alterações nos ciclos menstrua

Nenhum comentário:

Postar um comentário